quinta-feira, 25 de março de 2010

A história do Seridó na visão de Dom José

A história do Seridó Norte-Riograndense volta às livrarias de Natal, nas páginas de “Homens e Fatos do Seridó Antigo”. O livro que teve sua primeira edição há 49 anos é um clássico da historiografia do Estado. Homens e Fatos do Seridó será relançado hoje, dentro da programação do centenário de nascimento de seu ator, D. José Adelino Dantas, no município de Carnaúba dos Dantas.


Dom Adelino Dantas lançou Homens e Fatos do Seridó Antigo em 1959, na cidade de Garanhuns, interior do estado de Pernambuco, onde era Bispo. Considerado grande raridade da Bibliografia norte-riograndense, Homens e Fatos volta em edição fac-similar, editado pelo Sebo Bermelho.

O livro traz a história do fundador de Caicó, da construção da Matriz de Santana, dos patriarcas Caetano Dantas Correia e Tomaz de Araújo Pereira, como também relata a visita de Frei Caneca ao Seridó. No livro são contados três séculos de história. Com uma linguagem rebuscada e rica em detalhes, Dom Adelino explica que o seu livro se trata de “uma breve e despretensiosa série de crônicas sobre homens e fatos do Seridó antigo”, escreveu D. Adelino.Fonte: Tribuna do Norte

Pesquisar este blog

BLOG DO TOTINHA - HUMILDADE SEMPRE