sábado, 17 de maio de 2014

Assembleia do MT promove exposição com artista plástico carnaubense José Augusto

Assembleia promove exposição com artista plástico


De 19 a 23 de maio,  a Assembleia Legislativa promove a exposição “As Cores da Natureza”, no saguão de entrada da Casa. A iniciativa faz parte da agenda de ações culturais desenvolvida pelo Instituto Memória e trará em mostra as obras do artista plástico José augusto Paulino, do município de Sorriso.
Conforme o Instituto Memória, José Augusto é um artista autodidata que começou a desenhar com apenas sete anos de idade, aos doze começou a pintar com aquarela, em cartolina. Aos quinze anos conheceu a tinta a óleo e copiava os mestres renascentistas para estudo de luzes e cores. Em seu acervo, encontram-se índios, mulheres, cavalos e pinturas surrealistas retratadas. Nos últimos anos, porém, tem se dedicado também a pintar telas naturalistas retratando córregos, cachoeiras, paredões, vegetações e animais. Assim, José Augusto destaca com a fidelidade de sua técnica naturalista as belezas da Amazônia, dos índios e do Pantanal Mato-grossense.
Nos anos oitenta, o artista, mostrou sua arte fazendo exposições de suas obras ao público em Cuiabá, Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sorriso. Foi nesse período que seu ateliê foi visitado por estrangeiros e suas telas vendidas para alemães, japoneses, canadenses e vários outros turistas que vinham conhecer o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
O artista nasceu em Carnaúba dos Dantas – RN, mas se considera mato-grossense, pois chegou ao Estado quando era um adolescente e nunca se mudou. Atualmente o artista plástico José Augusto está residindo em Sorriso/MT, onde possui ateliê em sua residência influenciado pela beleza da floresta amazônica e seus animais, fazendo de tudo isso sua fonte de inspiração que expressa em suas obras. Fonte:http://www.jcorreio.com.br/

JOSE AUGUSTO

José Augusto Paulino da Silva, Potiguar, nascido em Carnaúba dos Dantas – RN, mas se considera Matogrossense, pois chegou ao Estado de Mato Grosso quando era um adolescente e nunca se mudou.
José Augusto é um artista autodidata que começou a desenhar com apenas sete anos de idade, aos doze anos começou a pintar com aquarela, em cartolina e aos quinze anos conheceu a tinta a óleo e copiava os mestres renascentistas para estudo de luzes e cores. José Augusto ingressou na Polícia Militar, na qual trabalhou por vários anos até ir para a reserva, mas, mesmo sendo policial militar continuou sua pintura e foi aperfeiçoando seu estilo de arte e procurando aquilo que o satisfaria no universo da pintura.
Nos anos oitenta, o artista, mostra sua arte fazendo exposições de suas obras  ao  público em Cuiabá, Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sorriso. Assim, José Augusto destaca com a fidelidade de sua técnica naturalista as belezas da Amazônia, dos índios e do Pantanal Matogrossense.  José Augusto pintou retratos, paisagens, cavalos, índios, naturezas mortas e fez várias viagens na arte surrealista, mas depois que morou em Chapada dos Guimarães, ficou impressionado com a natureza daquele lugar e daí veio a vontade de retratar os paredões Chapadenses, seus córregos com belas nascentes e cachoeiras.
Foi nesse período que seu ateliê foi visitado por vários turistas e suas telas vendidas para alemães, japoneses, canadenses e vários outros turistas que vinham conhecer o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Atualmente o artista plástico José Augusto está residindo em Sorriso/MT, onde possui ateliê em sua residência influenciado pela beleza da floresta amazônica e seus animais, fazendo de tudo isso sua fonte de inspiração  que expressa em suas obras.

Pesquisar este blog

BLOG DO TOTINHA - HUMILDADE SEMPRE