domingo, 28 de março de 2010

HELDER MACEDO LANÇA SEU SEGUNDO LIVRO EM CARNAÚBA DOS DANTAS

 Foto: Helder Macedo

 Depois do sucesso do livro, RITMOS, SONS, GOSTOS E TONS DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS, o professor e escritor Helder Macedo, fez o lançamento do seu segundo livro na sua cidade natal Carnaúba dos Dantas, RN. Trata se  do livro "Patrimônio Arqueológico em Carnaúba dos Dantas" 

PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO 
 Dia 13 de março de 2010, às 20:30h, na Biblioteca Pública Donatilla Dantas, em Carnaúba dos Dantas, aconteceu o lançamento do livro "Patrimônio Arqueológico em Carnaúba dos Dantas: pesquisas realizadas entre 1924 e 2005". O livro foi premiado em terceira colocação na categoria "Trabalhos acadêmicos" do Concurso Literário Rota Batida, promovido pela Fundação Vingt-Un Rosado em 2009 e sua publicação sai através do mesmo selo e da Coleção Mossoroense.  

O livro traça uma reflexão crítica sobre os diferentes sujeitos e instituições que fizeram alguma intervenção de pesquisa no patrimônio arqueológico - sítios rupestres, sobretudo - de Carnaúba dos Dantas, município situado na região do Seridó. Trata-se de parte da monografia "Inventário do Patrimônio Arqueológico de Carnaúba dos Dantas", defendida por Helder Alexandre Medeiros de Macedo em 2005, no Campus de Caicó da UFRN, como culminância do Curso de Especialização em Patrimônio Histórico-Cultural e Turismo. 

O prefácio do livro é assinada pelo Prof. Roberto Airon Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, enquanto a orelha foi escrita pelo Prof. Muirakytan Kennedy de Macêdo, da mesma universidade, que também orientou a produção da monografia de especialização. 

O autor é carnaubense e já atuou na docência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus de Caicó), Faculdade do Seridó (FAS), Universidade Potiguar (UnP) e Universidade Estadual Vale do Acaraú. Historiador de formação e sócio da ANPUH (Associação Nacional de História), atualmente é doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvendo pesquisa acerca do fenômeno das mestiçagens na região do Seridó. Atua como professor formador de História do Rio Grande do Norte junto ao E-tec Brasil, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 
ORELHA DO LIVRO
"Todos temos nossas cidades invisíveis, Itabiras doídas, Pasárgadas paradisíacas, Paris desejantes, Venezas cardíacas, Pompéias trágicas e o rosário não cessa. Aquela que trata este livro é para Helder Alexandre todas essas cidades em uma só: Carnaúba dos Dantas. A partir dela o mundo nasce pétreo.
Aqui, com olhos táteis, lemos o passado que se presentifica em monumentos arqueológicos de valor incomensurável. Fruto de uma pesquisa acadêmica rigorosa, este livro inventaria, problematiza e traz à tona o patrimônio cultural de Carnaúba dos Dantas no Seridó norte-rio-grandense. Devolve à comunidade local e ao mundo o saber acumulado sobre um dos berços dos primeiros povos a viverem a terra que daríamos o nome de América, Brasil, Rio Grande do Norte, Seridó e Carnaúba dos Dantas".
Muirakytan K. de Macêdo
Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus de Caicó

Participaram do evento: Autoridades municipais e de cidades vizinhas, amigos do escritor, professores e convidados em geral.
Foto: Professora Helenice (mãe do escritor), Helder, Professora Fatoca e Hilene Macedo (irmã do escritor)

Foto: escritor Helder Macedo

Foto: Professora Dapaz

Entrega de autográfos

Foto: Professora Fatoca, Helder e Professora Dapaz

Foto: Sidney

Pesquisar este blog

BLOG DO TOTINHA - HUMILDADE SEMPRE