quinta-feira, 29 de julho de 2010

FANFARRA DO ERMO SE DESTACA NA FEIRINHA EM CAICÓ

fanfarra.JPG7Com uma belíssima apresentação na noite desta Quinta-Feira 29/07/2010 na Feirinha da festa de Santana em Caicó, a FANFARRA DO ERMO se apresentou para o público ali presente. A apresentação contou com a  presença de várias autoridades e bastantes políticos no local que ficaram encantados com apresentação dos músicos carnaubenses.
fanfarra.JPG2fanfarra.JPG3fanfarra.JPG1fanfarra.JPG5fanfarra.JPG4fanfarra.JPG6 O blog do Totinha Humildade Sempre parabeniza todos os músicos que fazem parte da FANFARRA DO ERMO e em especial os senhores Alexandre de Arnô e Vitor Menezes pelo trabalho social que fazem com estes garotos. Fotos: Fatoca. Matéria exclusiva do Blog.

ALUNOS DO PROEJA SÃO COTEMPLADOS COM BOLSA

proeja


Os alunos que fazem o curso do PROEJA no Instituto Municipal João Cândido Filho, Carnaúba dos Dantas-RN, receberam esta semana uma bolsa R$= 100,00 (Cem  Reais) e mais R$= 200,00 (Duzentos Reais) acumulado dos meses anteriores  cada aluno
O curso do PROEJA é uma parceria com IFRN DA CIDADE DE CURRAIS NOVOS-RN; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CARNAÚBA DOS DANTAS E INSTITUTO MUNICIPAL JOÃO CÂNDIDO FILHO, projeto desenvolvido  pelo professor do IFRN  Ricardo Cléber e coordenado pelas professoras Gorete Dantas e Maria de Fátima (Fatoca).
O Blog do Totinha – Humildade Sempre parabeniza todos que estão envolvidos nesse projeto. Matéria esclusiva do Blog

Professora do Maternal aprovada na UERN

 S6301027 A professorinha que dá aulas no maternal na cidade de Picuí-PB, Maria de Fátima Lopes, vulgo Fatoca. Nascida e criada  na TERRA DA MÚSICA,  também leciona no município de Carnaúba dos Dantas foi aprovada recentemente em 1º lugar para a vaga de Técnico Especializado.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão de Concurso para Técnico Especializado - CCTE/GR, divulga o resultado final e a homologação do Concurso Público de Provas e Títulos para Técnico Especializado para o provimento de vagas nos cargos efetivos para Técnico de Nível Superior, Agente Técnico Especializado, Instrutor Musical, Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e Instrutor de Língua de Sinais.
O resultado final do concurso está devidamente homologado pela Resolução nº 6/2010, do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), em reunião realizada no dia 27 de julho de 2010 e já foi publicado  publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte.
ANEXO I DO EDITAL Nº 009/2010 – CCTE/GR
RESULTADO FINAL DO CONCURSO PARA TÉCNICO ESPECIALIZADO
CÓDIGO: 31
NOME CLASSIFICAÇÃO NF
MARIA DE FÁTIMA LOPES DE MEDEIROS 1º 85,8
ANDRESSA DE FRANÇA MONTENEGRO 2º 80,5
HELENA PERPETUA DE AGUIAR 3º 77,5
O Blog do Totinha Humildade Sempre, parabeniza a professora Fatoca e deseja uma boa sorte na UERN na Cidade de Mossoró-RN.

FANFARRA DO ERMO SE APRESENTA EM CAICÓ

Estará se apresentando hoje na TERRA DE SANTANA  a Fanfarra do povoado ermo município de Carnaúba dos Dantas.

Durante os festejos da padroeira Santana de Caicó-RN a Banda Fanfarra  do Ermo formada por alunos daquele povoado, estarão se apresentando na Feirinha Cultural. A Banda Fanfarra tem a frente dos trabalhos desenvolvidos os músicos Vítor Menezes e Alexandre que vem fazendo um ótimo trabalho social com aqueles garotos daquela comunidade.

Dando inicio a um projeto de revitalização desenvolvido pela professora Fatoca do munício de Carnaúba dos Dantas, projeto esse que adquira  novos instrumentos e um novo fardamento.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Meu tempo de fera


Carlos Rafael Dantas - Médico e professor

Quando pequeno em Carnaúba dos Dantas-RN, nas horas que não estava na escola, gostava de ir para o posto de saúde e ficava esperando super ansioso a hora que o médico chegava para atender os pacientes. Ia só para vê-lo passar todo de branco, carregando a maleta preta e o acompanhava até a sala de atendimento. Mas só podia ir até a porta, quando a enfermeira dizia: você não pode entrar para “curiar” as consultas; só o médico e o paciente. E eu ficava bastante triste em não poder entrar e ver o Dr. atender. Aí eu dizia para mim mesmo: um dia eu entro!!!!  Texto: Tribuna do Norte. Para ver o artigo completo: http://tribunadonorte.com.br/vestibular/meu-tempo-de-fera/155298

domingo, 25 de julho de 2010

CIRILO SANTOS NA FEIRA DE CARNAÚBA DOS DANTAS

feira 009


Foto: Vitorinha & Cirilo
Cirilo Santos, radialista da renomada Rádio Cabugi do Seridó da cidade vizinha de Jardim do Seridó é presença marcada  todos os Domigos na feira de Carnaúba dos Dantas com a sua barraca de queijos que o mesmo vende na tradicional e bem movimentada feira deste município.
Apresentador do Programa “A Hora do Brega”, programa exibido sempre as 16:00 hs. Cirilo tem conquistado a simpatia e admiração das pessoas aqui da região, e , através do telefone o mesmo vem fazendo bastante sucesso. Em Carnaúba dos Dantas todos os dias seus fãs que poderei citar alguns como: Galego (moto taxi); Vitorinha; Amélia de Tomás; Maria de Silvino: Silvana; Das Neves;  Maria Gâma, e outros,  ligam para o radialista pedindo  músicas e batendo  aquele papo no ar.
Durante o período em que o radialista e feirante Cirilo permanece na sua barraca vendendo seus queijos é bastante visitado pelos amigos, clientes e por que não dizer também pelos ouvintes do seu programa que vão lá cumprimentar o mesmo.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

MOSTRA DE CINEMA NO CINE SÃO PEDRO – CARNAÚBA DOS DANTAS-RN

Dedé Carnaúba.
Momento de nostalgia na nossa querida Carnaúba dos Dantas. Estamos falando da mostra de cinema que se realizará no antigo prédio do Cine São Pedro, propriedade que pertenceu ao mestre França, e,  hoje pertence a entidade APAMI aqui no munícipio de Carnaúba dos Dantas. 
DEDE CARNAUBA - " NÃO POSSO FUJIR A MINHA VOCAÇÃO E A MINHA CONVICÇÃO DE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CARNAUBENSE, COM A GALERA DO SERTÃO VIVO, AJUDAMOS NO FORTALECIMENTO DO TEATRO , E AGORA IREMOS DIFUNDIR O CINEMA , FAZENDO DE CARNAUBA DOS DANTAS O POLO CINEMATOGRAFICO DO SERIDÓ, PORÉM SEM ABANDONAR O TEATRO , ATE PORQUE TEATRO É UM ITÉM DO CINEMA , E O CINEMA CONSEGUE PROJETAR MAIS LONGE O ATOR”. JA ESTAMOS FORMALIZANDO UMA CÂMARA SETORIAL DE AÚDIO VISUAL, E DISCUTINDO PARCERIA COM AS CIDADES VIZINHAS E A FUNDAÇÃO SERIDO”.
PROGRAMAÇÃO:
  7:30 hs- abertura com apresentação cultural.
  8:00 hs- ao som de royal cinema início das exibições.
  EXIBIÇÕES:
  8:05h -" Pedro de zé Maria": um carnaubense cabra da peste, Carnaúba dos Dantas
  8:20h-  "Remando Contra a Maré do Atraso"- interior de Piauí
  8:40h-  " O Reencontro "  Cuité -|PB
  8:55h-  " O Milagre das Calças" interior de minas Gerais.
  local: antigo prédio do cinema de Carnaúba dos Dantas
  data : sexta-feira
  hora : das 7:30 h
acervo de Dedé Carnaúba , do projeto revelando os brasis. totinha-dede carnauba Fonte: Dedé Carnaúba.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL: a culpa é do homem?

Muito têm-se discutido sobre as mudanças no clima em todo mundo e suas conseqüências para os seres vivos.
Segundo a Teoria Evolucionista, o planeta Terra tem cerca de 4,6 bilhões de anos. Durante esse período geológico, a Terra passou por muitas transformações, desde a união dos continentes (Pangéia – toda a Terra), até o domínio de florestas e animais gigantescos e a elevação e resfriamento da temperatura (Era Glacial).
Vários fatores podem contribuir para aumentar ou diminuir a temperatura do planeta, como as mudanças no relevo topográfico, na radiação por efeitos de meteoros e do vulcanismo, a inclinação do eixo de rotação da Terra, a interferência antrópica, dentre outros.
A elevação de cadeias de montanhas é um processo lento, caracterizado pelo choque entre placas tectônicas. Esse processo dura milhões de anos, porém, a destruição de uma forma de relevo pelo homem, é um processo rápido, e pode provocar mudanças no padrão dos ventos e, conseqüentemente, no regime de chuvas.
A mudança de radiação por efeito de uma grande queda de meteoros ou cometas, pode provocar de imediato, uma grande elevação da temperatura por meio do efeito estufa. A seguir, se a capa de pó for muito espessa, impedirá a penetração dos raios solares na atmosfera, a temperatura baixaria definitivamente e começaria uma glaciação. Outra conseqüência provocada por esse processo, seria a morte de plantas, pois a falta de luz solar impediria a realização da fotossíntese realizada pelas plantas. A falta de plantas provocará a morte dos seres vivos na cadeia alimentar: primeiro os herbívoros, depois os carnívoros e, finalmente, os organismos que se alimentam de carne e matéria orgânica decomposta. É por meio desse processo que se explica a extinção dos grandes répteis que existiram na Terra a milhões de anos atrás.
As mudanças climáticas por efeito do vulcanismo, pode provocar o aumento ou a diminuição da temperatura da seguinte maneira: a atividade vulcânica lança uma grande quantidade de cinza que é lançada na Estratosfera, formando uma camada espessa. Um exemplo disso foi a erupção do vulcão Krakatoa, na Ilha de Sunda, Indonésia, em 1883, que destruiu a maior parte da ilha e contaminou a Atmosfera com suas cinzas por mais de dois anos. O pó das cinzas reflete a luz solar que faz com que seja transferido menos calor para a Atmosfera e menos energia solar seja recebido pela superfície da Terra.
As mudanças na inclinação do eixo de rotação da Terra é outro fator que pode contribuir para a mudança do clima na Terra. Atualmente a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da órbita é de 23,5º em média, e varia ao longo dos séculos entre 22,1º e 24,5º. Essa inclinação é responsável pela ocorrência das estações do ano. Se não houvesse nenhuma inclinação, o planeta giraria em um plano perpendicular à órbita, os dias e as noites teriam a mesma duração e o clima seria uniforme.
Outro fator que contribui para a mudança no clima, e esse é o que mais nos preocupa, é a ação humana. Como já falei anteriormente, o homem pode destruir em poucos minutos uma montanha que levou milhões de anos para se formar. Em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, várias serras já foram destruídas por causa da busca por recursos minerais. Isso gerou catástrofes ambientais e problemas para o próprio homem. As áreas destruídas, além de gerar a mudança no sistema dos ventos, provocou a extinção de espécies vegetais e animais, os rios mudaram seus cursos, invadindo cidades e áreas agrícolas, dentre outras.
A queima de combustíveis fosseis, associada a queimadas das florestas, têm contribuído para o aumento do dióxido de carbono (CO²) e do metano (CH4), o que poderá provocar um super aquecimento do planeta. Com o aumento da temperatura, as geleiras encontradas nos pólos e no topo das altas montanhas, tenderão a se derreter rapidamente e, conseqüentemente, haverá uma elevação no nível dos mares, acarretando na inundação de cidades litorâneas. Além disso, regiões frias, como o norte da Europa, pode sofrer com o frio, pois as águas quentes vindas da corrente marinha do Golfo (Golf Stream) poderão deixar de chegar nessa parte do globo, assim como as regiões tropicais, que se tornarão mais quentes devido à diminuição das correntes frias vindas dos pólos.
A destruição das matas, principalmente daquelas localizadas próximas aos rios, provocarão o assoreamento dos mesmos e, conseqüentemente, a inundação das áreas ribeirinhas.
Com o aquecimento global, as secas no Nordeste do Brasil, serão mais freqüentes. Em compensação, poderá ocorrer também, um aumento no índice de chuvas. Só que essas chuvas poderão cair na forma de chuvas torrenciais (chuvas intensas em um curto período de tempo), como a que ocorreu em Patos – PB, no ano passado, onde em um só dia caiu quase 300 milímetros de chuva, e as que ocorreram recentemente em Alagoas e Pernambuco. O que mais nos preocupa, é que as pessoas constroem suas casas cada vez mais próxima aos leitos dos rios, e com essas chuvas os prejuízos serão cada vez maiores.
Outro fator que nos preocupa é que, para tentar amenizar os efeitos das secas, agricultores e o poder público, constroem açudes e barragens nos leitos dos rios e riachos. Muitos desses açudes são construídos sem nenhum acompanhamento técnico, e com as chuvas intensas, muitos deles não suportam a pressão das águas e se rompem, provocando as inundações.
O desmatamento deixa o solo desprotegido do impacto das chuvas, e com isso, mais areia vão para os rios, provocando o seu assoreamento. Com o leito do rio assoreado (aterrado), as águas têm que procurar novos caminhos para correrem, e assim provoca o alagamento de novas áreas.
Nós podemos fazer alguma coisa para que não haja chuvas ou secas intensas? Não, mas podemos diminuir os estragos provocados por esses problemas naturais.
Para diminuir o impacto das enchentes, devemos fazer o reflorestamento das áreas ribeirinhas, a dragagem do leito dos rios, construir açudes ou barragens com o acompanhamento de uma pessoa especializada (engenheiro ou técnico em engenharia), evitar construir casas em áreas de riscos (próximo aos rios ou em encostas dos morros), etc.
Para amenizar o efeito das secas, além das cisternas que o Governo Federal, em parceria com os governos estaduais e municipais estão construindo, a solução mais ideal seria a construção de barragens submersas, que é a barragem construída no subsolo. O Nordeste, é uma área em que as temperaturas diárias são intensas, e essas temperaturas contribuem para que haja uma grande evaporação das águas. Com as barragens submersas, a perda de água para o ambiente seria quase nula, e assim teríamos um melhor aproveitamento das águas das chuvas, além dessas barragens terem um menor custo na sua construção.
O futuro do nosso planeta é incerto, porém, nós podemos fazer com que a nossa geração e a geração futura possa usufruir dessa maravilha que é a natureza.
Marciano Dantas de Medeiros, é licenciado em Geografia pela UFRN e professor da rede privada em Natal – RN.

Pesquisar este blog

BLOG DO TOTINHA - HUMILDADE SEMPRE