Foi pensando na preservação da história e da memória local que produzimos esse livro sobre Carnaúba dos Dantas e para os carnaubenses, principalmente. Ele não tem a missão de responder a anseios acadêmicos, mas, tão somente, o de informar e dar a conhecer aos carnaubenses – e seridoenses, de maneira geral – sobre o processo histórico que culminou na construção, gradativa, do território de Carnaúba dos Dantas. A abordagem que fazemos no livro, portanto, ora é tradicional, ora é descritiva. O objetivo do livro, pois, reconstituir o processo que levou à formação sócio-histórica do território de Carnaúba dos Dantas. Os dois primeiros capítulos tratam do passado antes da chegada dos colonizadores luso-brasílicos. Três outros capítulos dedicam-se a examinar como o território que hoje chamamos de Carnaúba dos Dantas foi atravessado pelo movimento de expansão da pecuária a partir do começo do século XVIII, resultando na edificação de diversas fazendas de criar gado ao longo do riacho/rio Carnaúba. Os três últimos capítulos da obra centram suas atenções no território onde nasceria a paisagem urbana de Carnaúba dos Dantas: o sítio, a povoação e a vila.
Livro "Carnaúba dos Dantas: raízes, fragmentos e história" encontra-se à venda
HISTÓRIA DE CARNAÚBA DOS DANTAS EM NOVO LIVRO
Encontra-se à venda o livro "Carnaúba dos Dantas: raízes, fragmentos e história", de autoria de Helder Alexandre Medeiros de Macedo, no site do Clube de Autores, pelo link http://clubedeautores.com.br/book/27616--Carnauba_dos_Dantas.
Para ter acesso às páginas iniciais, prefácio, apresentação e sumário, basta clicar no link abaixo:
BIOGRAFIA: HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO é historiador (2002) com as habilitações de licenciado e bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição que também lhe conferiu os títulos de Especialista em Patrimônio Histórico-Cultural e Turismo (2005) e Mestre em História (2007), com área de concentração em História e Espaços. Atuou como professor de ensino superior (graduação e pós-graduação) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Faculdade do Seridó (FAS) e Universidade Potiguar (UnP). Prestou consultorias na área de patrimônio cultural em diversos inventários no território norte-rio-grandense. Seus interesses de pesquisa estão ligados à história sóciocultural da América portuguesa, índios, negros, mestiçagens, escravidão e patrimônio cultural. Atualmente, é doutorando em História do Norte-Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).